quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FILOSOFANDO...


O Mito da Caverna narrado por Platão no livro Republica é, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, para descrever a situação geral em que se encontra a humanidade. Para o filósofo, todos nós estamos condenados a ver sombras a nossa frente e tomá-las como verdadeiras. Essa poderosa crítica à condição dos homens, escrita há quase 2500 anos atrás, inspirou e ainda inspira inúmeras reflexões pelos tempos a fora.
O Mito da Caverna.
Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisionados. Suas pernas e seus pescoços estão algemados. A entrada da caverna permite que alguma luz exterior ali penetre, de modo que se possa, na semi-obscuridade, enxergar o que se passa no interior.
A luz que ali entra provém de uma imensa e alta fogueira externa. Entre ela e os prisioneiro há um caminho ascendente ao longo do qual foi erguida uma mureta. Ao longo dessa mureta, homens transportam estatuetas de todo tipo, com figuras de seres humanos, animais e todas as coisas.
Por causa da luz da fogueira e da posição ocupada por ela, os prisioneiros enxergam na parede do fundo da caverna as sombras das estatuetas transportadas, mas sem poderem ver as próprias estatuetas, nem os homens que as transportam.
Como jamais viram outra coisa, os prisioneiros, não podem saber que são sombras, nem podem saber que são imagens (estatuetas de coisas), nem que há outros seres humanos reais fora da caverna. Também não podem saber que enxergam porque há a fogueira e a luz no exterior e imaginam que toda a luminosidade possível é a que reina na caverna.
Que aconteceria, indaga Platão, se alguém libertasse os prisioneiros? Que faria um prisioneiro libertado? Em primeiro lugar, olharia toda a caverna, veria os outros seres humanos, a mureta, as estatuetas e a fogueira. Embora dolorido pelos anos de imobilidade, começaria a caminhar, dirigindo-se à entrada da caverna e, deparando com o caminho ascendente, nele adentraria.
Num primeiro momento, ficaria completamente cego, pois a fogueira na verdade é a luz do sol, e ele ficaria inteiramente ofuscado por ela. Depois, acostumando-se com a claridade, veria os homens que transportam as estatuetas e, prosseguindo no caminho, enxergaria as próprias coisas, descobrindo que, durante toda sua vida, não vira senão sombras de imagens (as sombras das estatuetas projetadas no fundo da caverna) e que somente agora está contemplando a própria realidade.
Libertado e conhecedor do mundo, o priosioneiro regressaria à caverna, ficaria desnorteado pela escuridão, contaria aos outros o que viu e tentaria libertá-los.
Que lhe aconteceria nesse retorno? Os demais prisioneiros zombariam dele, não acreditariam em suas palavras e, se não conseguissem silenciá-lo com suas caçoadas, tentariam fazê-lo espancando-o e, se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e os convidasse a sair da caverna, certamente acabariam por matá-lo. (Extraído do livro "Convite à Filosofia" de Marilena Chaui. )

Estamos assim!!! Atados, aprisionados a padrões, conceitos e acreditamos em tudo isto como se fosse real, e os que nos dizem o contrario, para nós são loucos!!!
Que possamos refletir e aceitar que as vezes os loucos somos nós!
Andreia Sttoppa

Um comentário:

Armando Salvador (smile) disse...

PARABÉNS POR ATRAIR O CONTEÚDO CONFORTÁVEL E VALIOSO DESSE TEXTO ALINHADO OU CONGRUENTE COM O BOM-HUMOR, HARMONIA ORGÂNICA E PROSPERIDADE, PORQUE VOCÊ VAI ABSORVER AQUI MAIS VIBRAÇÕES PRECIOSAS ATRATIVAS DE SEU MARAVILHOSO BEM-ESTAR COM EFEITO COLATERAL JUBILOSO, SADIO E AFORTUNADO.
Gênio do Universo é o mesmo que Lei da Atração.
O poderoso Gênio do Universo ou Lei da Atração, somente atende rapidamente nosso pedido ou visualização de plena alegria, saúde & abundância, quando estamos puramente alinhados magneticamente (sem contradição) com o contentamento, sanidade & abastança, através das confortáveis inclusões vibráteis exultantes, salutares & abastadas, no quântico “vão elástico ou espaço expansível” de toda cena recordada & avistada.
TEM GRANDE IMPORTÂNCIA ATRATIVA DO CONTENTAMENTO, SANIDADE E ABASTANÇA, A PRECIOSA INCLUSÃO MENTAL DE ALEGRIA SAÚDE E ABUNDÂNCIA, EM TODA RECORDAÇÃO E ATUALIDADE.

Sempre estamos lembrando de utilizar nossos pensamentos, palavras, atitudes e ações jubilosas, sadias e afortunadas, na confortável inclusão vibratória de alegria, saúde e abundância, nas cenas recordadas e encontradas. Assim, construímos agradáveis moldes mentais de contentamento, sanidade e abastança, para os que nos acompanham.

Cada dia, por nossa vez, atraímos a influência alheia jubilosa, sadia e afortunada, na construção do nosso destino de perene contentamento, sanidade e abastança.

armandobeneficio.blogspot.com (Acesse este blog confortável e saia dele melhorado disposto a repetir a visita).